Artigos

Ferramentas gratuitas para apagar seus discos com segurança

Veja como apagar corretamente os dados de um HD, SSD ou pendrive, sem custo algum:

O HD de seu PC está lotado com suas informações pessoais. Portanto, antes de vender ou doar sua máquina, você deve apagar permanentemente os dados para que não haja chance de que sejam recuperados. Se os discos estão criptografados e você confia no protocolo usado (sistemas de criptografam todo o disco são bastante seguros) então basta apagar as chaves. Mas se o disco não está criptografado, ou você quer dar um passo além e evitar o roubo de dados no futuro, precisará usar algumas ferramentas simples e gratuitas, projetadas para apagar de vez tudo o que está sem seus HDs, SSDs ou Pendrives.

Apagar um arquivo usando o comando “Excluir” no Windows não o remove do disco. Essa operação simplesmente remove o “ponteiro” que indica a localização do arquivo no disco, ou seja, ele ainda está lá mas não pode ser encontrado. É por isso que um aplicativo de recuperação de dados, que ignora os ponteiros e analisa a estrutura do disco em busca dos dados, consegue recuperar um arquivo apagado: ele nunca deixou de existir, só mudou de endereço e não avisou a ninguém. Para se livrar dos dados permanentemente é necessário um programa que escreva zeros e uns, literal ou figurativamente, sobre eles.

Mas atenção: antes de usar um destes programas num disco conectado a um notebook, ligue o notebook à tomada. Se a bateria acabar no meio da operação, é provável que o HD seja corrompido e fique inutilisável.

Diferentes tipos de discos usam diferentes métodos para armazenar os dados, portanto você precisará de ferramentas diferentes para cada um deles. Discos de estado sólido, por exemplo, se comportam de forma bem diferente dos pendrives, HDs híbridos (que combinam um disco magnético com um cache em memória flash) ou HDs comuns. Isto é um reflexo da forma única como os SSDs escrevem os dados no disco, usando algoritmos para distribuí-los de forma igual por todas as células de memória, aumentando a vida útil da unidade.

Para apagar um HD tradicional, experimente o Darik’s Boot and Nuke (DBAN), um disco de boot com um utilitário que apaga os dados sobrescrevendo cada setor do disco com dados aleatórios várias vezes. Entretanto, como foi projetado para trabalhar com HDs tradicionais, o DBAN por vezes não consegue apagar completamente discos baseados em memória flash, como pendrives e SSDs. Ele também pode não funcionar corretamente em um HD híbrido.

Se seu computador tem um HD híbrido ou unidade SSD, baixe uma cópia gratuita do utilitário Secure Erase, do Center for Magnetic Recording Research. Este app, que segue as Normas para Saneamento de Mídia definidas pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, executa o comando Secure Erase embutido no firmware de todos os HDs Serial ATA (SATA) e Parallel ATA (PATA) recentes, que diz ao disco para sobrescrever todos os dados com “lixo”. Para usá-lo, copie o arquivo HDDerase.exe para um CD ou Pendrive e dê boot em seu PC a partir deste disco. Digite hdderase no prompt do DOS e tecle Enter. O processo pode levar várias horas para completar.

Se você quer reduzir o risco de que alguém extraia dados de um de seus pendrives, baixe uma cópia do utilitário gratuito Roadkil’s Disk Wipe e rode-o com o pendrive plugado ao PC. Escolha o disco que quer apagar no menu, decida se quer preenchê-lo com dados aleatórios ou não e quantas vezes o programa deve fazer isso (escolha 3, para ter certeza) e deixe o programa trabalhar.

Para ter certeza absoluta de que ninguém NUNCA irá recuperar dados de seus discos, a única solução é uma marreta e um maçarico. Mas se não for possível, as opções acima são uma boa alternativa.

Fonte: http://www.pcworld.uol.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Como adquirir produtos

Para adquirir nossos produtos basta entrar em contato e solicitar um orçamento, estaremos providenciando a cotação e assim que aprovado estaremos efetuando a aquisição junto aos fornecedores. No momento da aprovação do orçamento o cliente deverá assinar um pedido de compra e não será necessário efetuar nenhum pagamento, o pagamento somente será efetuado ao receber o produto.

Formas de pagamento

Trabalhamos com pagamento à vista em dinheiro, cartão de crédito Visa ou Mastercard em até seis vezes, boleto bancário e cheque. No caso de pagamento por boleto bancário e cheque, o produto será entregue somente após a compensação do mesmo. Para as formas de pagamento em dinheiro e cartão de crédito, o produto será entregue na ocasião do pagamento.

Prazo de entrega

O prazo solicitado para a entrega dos produtos é de até cinco dias úteis, mas geralmente a entrega é realizada antes desse prazo. O produto poderá ser entregue em sua empresa ou residência caso seja de seu interesse, no momento estamos atendendo Sales Oliveira, Orlândia, Nuporanga, Morro Agudo e São Joaquim da Barra.

Garantia dos produtos

Todos os produtos disponíveis são vendidos com a garantia oferecida pelos seus fabricantes e o prazo pode variar de produto para produto. Quando se fizer necessária a utilização da garantia, basta procurar a rede autorizada a qual se encarregará de tomar as devidas providências.